Imagem de destaque
Iogurte caseiro cremoso

12 de setembro de 2018

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

Iogurte caseiro cremoso

Iogurte é bem-vindo no café da manhã, no lanche e no jantar. Fonte de vitaminas, proteínas e fermentos lácteos, melhora a digestão e ajuda a manter uma dieta equilibrada. Já pensou em fazer seu próprio iogurte? Então, está no lugar certo! Com apenas dois ingredientes e sem aditivos, você prepara um iogurte caseiro cremoso, perfeito para consumir puro, com frutas ou mel. É economia para o bolso e mais saúde para o corpo.

Ingredientes

1 litro de leite integral

170 g de iogurte natural sem açúcar (que compra no supermercado), use na temperatura ambiente, portanto, antes de começar a fazer a receita, retire da geladeira.

Como fazer?

Preaqueça o forno na temperatura máxima, por 15 minutos, depois que passar o tempo desligue o forno.

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo, para aquecer, sem deixar ferver. Mexa sempre, para não formar nata. É para aquecer até formar uma espuminha na lateral, mas não pode deixar ferver, então tem que ficar de olho.

Desligue e retire do fogo quando formar a espuminha. Transfira o leite para uma tigela, preferencialmente de cerâmica, mas se não tiver, pode colocar em outra, para amornar.

Mexa de vez em quando, para não formar nata. O leite precisa chegar a temperatura de 45o C, se não tiver termômetro culinário, para saber a temperatura é só colocar o dedo dentro do leite, quando conseguir ficar 40 segundos, está na temperatura certa.

Coloque o iogurte em uma vasilha, e ponha duas conchas do leite morno dentro da vasilha que está o iogurte. Depois misture bem. Esse processo chama-se temperagem.

Transfira essa mistura para a vasilha que está o restante do leite e mexa.

Feche a vasilha com papel-filme. Depois embale a vasilha com uma toalha grossa. A intenção é manter o leite bem aquecido, para favorecer a ação dos micro-organismos.

Coloque a vasilha no forno preaquecido, já desligado. E deixe dentro por 8h a 12h. O ideal é fazer a receita à noite, devido ao tempo de descanso.

Quando retirar do forno, deixe mais duas horas na geladeira.

Consuma como desejar, puro, com granola, frutas, mel… A consistência fica uma maravilha.

#DicaEsperta Em vez de colocar em uma tigela só, você pode colocar em potinhos de vidro higienizados, com tampa.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita:
Cozinha Prática – Rita Lobo – GNT

Deixe seu comentário