Receitas 28 de março de 2018

Maravilhoso peixe com crosta de ervas e legumes

Cansou da receita de peixe de sempre? Esta receita é prática, saborosa e vai fazer sucesso.

Hummm… Se você pudesse sentir o cheirinho deste peixe! Macio, saboroso, aromático, é preparado com legumes e uma crosta de ervas que dá uma textura incrível. É rápido e superfácil, experimente que vai fazer sucesso na sua casa.

Na receita usamos bacalhau, mas você pode usar outro peixe em postas, prefira um sem ou com pouca espinha.

Ingredientes para os legumes assados:

1 cebola roxa
1 cenoura
1 berinjela
1 tomate
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
3 dentes de alho
¼ xícara de alcaparras (opcional)
½ xícara de azeitona preta
½ colher de chá de pimenta-do-reino
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim
1 colher de chá de sal
1 ramo de orégano fresco
½ xícara de azeite extravirgem

Para o bacalhau:

2 colheres de manteiga derretida
½ xícara de parmesão ralado
2 xícaras de farelo de pão
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 dente de alho ralado
1 colher de sopa de manjericão picado
1 colher de sopa de orégano fresco picado
1 colher de sopa de alecrim picado
1 colher de sopa de salsinha picada
1 kg de bacalhau em postas (desossado e dessalgado)
1 colher de sopa de sal (opcional, porque o queijo parmesão já tem sal)
¼ xícaras de azeite
½ colher de chá de pimenta

Como fazer?

É importante dessalgar o bacalhau, preferencialmente na véspera. Se você não sabe como, vamos ensinar no final da receita. Agora, vamos ao passo a passo…

Primeiro preaqueça o forno a 180o C.

Corte tudo em rodelas finas: a cenoura, a berinjela, a cebola roxa, o pimentão amarelo, o pimentão vermelho, o tomate e o alho.

Em uma assadeira retangular, de preferência antiaderente, coloque todos os ingredientes que cortou, em rodelas sobrepostas, como se fizesse uma caminha. Adicione alcaparras (se optar por usar, use com cuidado para não colocar muito e salgar), azeitonas pretas, pimenta, alecrim, orégano e as folhas de louro. Regue tudo com azeite extravirgem e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino.

Leve ao forno para cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

Enquanto isso, vamos fazer a crosta: em uma tigela, misture o parmesão, o farelo de pão, a manteiga, a cebolinha, a salsinha, o orégano, o alecrim, o alho e o manjericão. E reserve.

Tempere as postas de bacalhau com pimenta-do-reino e azeite extravirgem, dos dois lados.

Retire a assadeira do forno e coloque as postas de bacalhau sobre a mistura. Despeje a crosta, que foi preparada, por cima das postas de bacalhau, apertando delicadamente com os dedos (é importante as mãos estarem higienizadas).

Como dessalgar o bacalhau?

É marinheiro ou marinheira de primeira viagem e não sabe como dessalgar o bacalhau? Calma, que vamos ensinar!

1-Compre as postas, porque é mais fácil preparar. Lave em água corrente, para retirar o excesso de sal.

2- Coloque as postas em uma vasilha com água gelada, com a pele do peixe virada para cima. Coloque na geladeira e troque a água de quatro em quatro horas, sempre descartando a água totalmente e substituindo por nova água bem gelada.

3 – Para retirar o sal, depende da grossura das postas: postas médias (24h), postas grossas (48h). Bacalhau em lascas ou desfiado (6h).

É muito importante dessalgar, porque o sal em excesso não faz bem à saúde, e compromete totalmente o sabor da receita.

#DicaEsperta Se não tiver bacalhau, conforme dissemos no início da receita, pode substituir pelo peixe em postas da sua preferência, vai ficar uma delícia também.

#DicaEsperta Para a apresentação ficar mais bonita no prato e acrescentar um leve adocicado, use tomates-cerejas no preparo. É só colocar para assar junto com os legumes.

#DicaEsperta Em vez de cortar em rodelas, pode cortar os legumes como desejar. Além dos legumes que estão na receita, pode utilizar outros, fica a seu gosto!

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita:

www.facebook.com/tastydemais
www.buzzfeed.com

Fonte das imagens:

Imagem 1: diadepeixe.com.br
Imagem 2: gazetadopovo.com.br
Imagem 3: buzzfeed.com
Imagem 4: eu-gourmet.com
Imagem 5: panelaterapia.com

VEJA TAMBÉM

Delicioso penne de forno cremoso

O macarrão surgiu na China, ganhou fama na Itália e com versatilidade e praticidade conquistou o paladar do brasileiro. Esta receita de penne cremoso de forno é um achado. É criativa e perfeita para os dias que deseja rapidez, e não quer abrir mão do sabor. Experimente e surpreenda-se

Chocolate quente fácil e cremoso

Sentiu um friozinho? Que tal um chocolate quente? Com apenas três ingredientes, fica pronto rapidinho, é cremoso e delicioso. Vai resistir? Anote os ingredientes e deguste com prazer.

Quindim com doce de leite é bom demais

Agora seu arraiá está completo. É de dar água na boca.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Suculentas trazem beleza e bem-estar à decoração

Você sabe o que é urban jungle? É a tendência de conexão com a natureza, que busca levar o verde para dentro de casa. Objetos com estampas de folhagens, jardins verticais, jogos de jantar temáticos, peças em madeira, fotografias de paisagens, existem infinitas maneiras de dar um toque de natureza ao ambiente e transmitir a sensação de tranquilidade e aconchego.

Estrogonofe campeão no sabor

Selecionamos uma receita campeã, que é feita com carne, mas você pode substituir pela proteína que quiser. É superfácil e maravilhosa.