Receitas 12 de setembro de 2018

Iogurte caseiro cremoso

Com apenas dois ingredientes e sem aditivos, você prepara um iogurte caseiro cremoso, perfeito para consumir puro, com frutas ou mel. É economia para o bolso e mais saúde para o corpo.

Iogurte é bem-vindo no café da manhã, no lanche e no jantar. Fonte de vitaminas, proteínas e fermentos lácteos, melhora a digestão e ajuda a manter uma dieta equilibrada. Já pensou em fazer seu próprio iogurte? Então, está no lugar certo! Com apenas dois ingredientes e sem aditivos, você prepara um iogurte caseiro cremoso, perfeito para consumir puro, com frutas ou mel. É economia para o bolso e mais saúde para o corpo.

Ingredientes

1 litro de leite integral

170 g de iogurte natural sem açúcar (que compra no supermercado), use na temperatura ambiente, portanto, antes de começar a fazer a receita, retire da geladeira.

Como fazer?

Preaqueça o forno na temperatura máxima, por 15 minutos, depois que passar o tempo desligue o forno.

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo, para aquecer, sem deixar ferver. Mexa sempre, para não formar nata. É para aquecer até formar uma espuminha na lateral, mas não pode deixar ferver, então tem que ficar de olho.

Desligue e retire do fogo quando formar a espuminha. Transfira o leite para uma tigela, preferencialmente de cerâmica, mas se não tiver, pode colocar em outra, para amornar.

Mexa de vez em quando, para não formar nata. O leite precisa chegar a temperatura de 45o C, se não tiver termômetro culinário, para saber a temperatura é só colocar o dedo dentro do leite, quando conseguir ficar 40 segundos, está na temperatura certa.

Coloque o iogurte em uma vasilha, e ponha duas conchas do leite morno dentro da vasilha que está o iogurte. Depois misture bem. Esse processo chama-se temperagem.

Transfira essa mistura para a vasilha que está o restante do leite e mexa.

Feche a vasilha com papel-filme. Depois embale a vasilha com uma toalha grossa. A intenção é manter o leite bem aquecido, para favorecer a ação dos micro-organismos.

Coloque a vasilha no forno preaquecido, já desligado. E deixe dentro por 8h a 12h. O ideal é fazer a receita à noite, devido ao tempo de descanso.

Quando retirar do forno, deixe mais duas horas na geladeira.

Consuma como desejar, puro, com granola, frutas, mel… A consistência fica uma maravilha.

#DicaEsperta Em vez de colocar em uma tigela só, você pode colocar em potinhos de vidro higienizados, com tampa.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita:
Cozinha Prática – Rita Lobo – GNT

VEJA TAMBÉM

Rabanada frita ou assada

Vamos ensinar duas versões: frita ou assada. E ainda tem a opção de rechear com doce de leite ou creme de avelã. Deu água na boca? Não resista, faça hoje mesmo.

Costelinha de porco suculenta com laranja e mel

Esta costelinha de porco com laranja e mel é deliciosa e macia.Anote a receita, ainda dá tempo de fazer no fim de semana.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Bolo fofinho com farinha de aveia e cacau

Com cacau em pó, açúcar mascavo e farinha de aveia, este bolo fofinho vai fazer sucesso na sua casa. Seus amigos vão amar tanto, que vão querer a receita.

Dicas de molhos deliciosos para salada

Confira 6 dicas de molhos deliciosos, que dão um up nas verdinhas e estimulam o consumo com prazer.

Pizza de pão de forma

Que tal festejar o Dia das Crianças com uma deliciosa pizza de pão de forma? Não precisa preparar a massa, fica pronta rapidinho e a garotada pode se divertir no preparo.