Receitas 14 de junho de 2018

Estrogonofe campeão no sabor

Selecionamos uma receita campeã, que é feita com carne, mas você pode substituir pela proteína que quiser. É superfácil e maravilhosa.

Muita gente pensa que estrogonofe é de origem francesa, mas é um legítimo prato da culinária russa, que conquistou o mundo e tem infinitas variações. Originalmente é feito com carne e não é preparado nem com *ketchup, nem servido com arroz. Mas ao Sul do Equador, nas nossas terras tropicais, a criatividade corre solta na cozinha e tem estrogonofe para todos os gostos, com frango, carne e camarão.

Selecionamos uma receita campeã, que é feita com carne, mas você pode substituir pela proteína que quiser. É superfácil e maravilhosa. Que tal fazer para a estreia do Brasil na Copa? Junte os amigos e faça um golaço de sabor!

Ingredientes

1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 kg de alcatra picada ou cortada em tiras
1 lata de tomates pelados (ou dois tomates grandes sem pele e sem sementes)
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de  mostarda
2 colheres (sopa) de *ketchup
300 g de cogumelos
500 ml de creme de leite fresco (se não encontrar pode usar 2 latas de creme de leite, sem soro)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Como fazer?

Em uma panela, em fogo brando, coloque uma colher de azeite e as tiras ou pedaços de carne aos poucos, para dourar. Se colocar todas de uma vez, ela solta muito líquido e não doura direito. Vire a carne para dourar por igual. Depois transfira a carne para uma tigela.

Na mesma panela adicione uma colher de azeite e a manteiga, e doure a cebola até murchar, acrescente o alho picado, mexa por um minutinho para aromatizar. Coloque o tomate e misture bem. Acrescente novamente as tirinhas de carne, o molho inglês, a mostarda, o ketchup, os cogumelos cortados e mexa.

Misture tudo e deixe cozinhar em forno médio por aproximadamente dez minutinhos, mexendo às vezes, até engrossar.

Quando estiver pronto, finalize com tempero verde e sirva quentinho com o acompanhamento de sua preferência. Casa muito bem com arroz, uma saladinha, purê de batatas ou batata palha.

#DicaEsperta A carne deve estar em temperatura ambiente, não pode estar muito gelada na hora de dourar, para evitar que solte muita água.

#DicaEsperta Quer dar uma sofisticada e um up no sabor? Acrescente 2 colheres de sopa de conhaque ou uísque à receita, não se preocupe que o álcool evapora no preparo.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

*Curiosidade: a grafia catchup é muito utilizada por diversas marcas, mas a grafia ketchup é a única reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras e nos diversos dicionários.

VEJA TAMBÉM

Delicioso penne de forno cremoso

O macarrão surgiu na China, ganhou fama na Itália e com versatilidade e praticidade conquistou o paladar do brasileiro. Esta receita de penne cremoso de forno é um achado. É criativa e perfeita para os dias que deseja rapidez, e não quer abrir mão do sabor. Experimente e surpreenda-se

Chocolate quente fácil e cremoso

Sentiu um friozinho? Que tal um chocolate quente? Com apenas três ingredientes, fica pronto rapidinho, é cremoso e delicioso. Vai resistir? Anote os ingredientes e deguste com prazer.

Quindim com doce de leite é bom demais

Agora seu arraiá está completo. É de dar água na boca.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Suculentas trazem beleza e bem-estar à decoração

Você sabe o que é urban jungle? É a tendência de conexão com a natureza, que busca levar o verde para dentro de casa. Objetos com estampas de folhagens, jardins verticais, jogos de jantar temáticos, peças em madeira, fotografias de paisagens, existem infinitas maneiras de dar um toque de natureza ao ambiente e transmitir a sensação de tranquilidade e aconchego.

Dicas de limpeza com bicarbonato

Confira dicas de aplicação que ajudam na manutenção da casa e na faxina.