Receitas 14 de junho de 2018

Estrogonofe campeão no sabor

Selecionamos uma receita campeã, que é feita com carne, mas você pode substituir pela proteína que quiser. É superfácil e maravilhosa.

Muita gente pensa que estrogonofe é de origem francesa, mas é um legítimo prato da culinária russa, que conquistou o mundo e tem infinitas variações. Originalmente é feito com carne e não é preparado nem com *ketchup, nem servido com arroz. Mas ao Sul do Equador, nas nossas terras tropicais, a criatividade corre solta na cozinha e tem estrogonofe para todos os gostos, com frango, carne e camarão.

Selecionamos uma receita campeã, que é feita com carne, mas você pode substituir pela proteína que quiser. É superfácil e maravilhosa. Que tal fazer para a estreia do Brasil na Copa? Junte os amigos e faça um golaço de sabor!

Ingredientes

1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 kg de alcatra picada ou cortada em tiras
1 lata de tomates pelados (ou dois tomates grandes sem pele e sem sementes)
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de  mostarda
2 colheres (sopa) de *ketchup
300 g de cogumelos
500 ml de creme de leite fresco (se não encontrar pode usar 2 latas de creme de leite, sem soro)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Como fazer?

Em uma panela, em fogo brando, coloque uma colher de azeite e as tiras ou pedaços de carne aos poucos, para dourar. Se colocar todas de uma vez, ela solta muito líquido e não doura direito. Vire a carne para dourar por igual. Depois transfira a carne para uma tigela.

Na mesma panela adicione uma colher de azeite e a manteiga, e doure a cebola até murchar, acrescente o alho picado, mexa por um minutinho para aromatizar. Coloque o tomate e misture bem. Acrescente novamente as tirinhas de carne, o molho inglês, a mostarda, o ketchup, os cogumelos cortados e mexa.

Misture tudo e deixe cozinhar em forno médio por aproximadamente dez minutinhos, mexendo às vezes, até engrossar.

Quando estiver pronto, finalize com tempero verde e sirva quentinho com o acompanhamento de sua preferência. Casa muito bem com arroz, uma saladinha, purê de batatas ou batata palha.

#DicaEsperta A carne deve estar em temperatura ambiente, não pode estar muito gelada na hora de dourar, para evitar que solte muita água.

#DicaEsperta Quer dar uma sofisticada e um up no sabor? Acrescente 2 colheres de sopa de conhaque ou uísque à receita, não se preocupe que o álcool evapora no preparo.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

*Curiosidade: a grafia catchup é muito utilizada por diversas marcas, mas a grafia ketchup é a única reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras e nos diversos dicionários.

VEJA TAMBÉM

Costelinha de porco suculenta com laranja e mel

Esta costelinha de porco com laranja e mel é deliciosa e macia.Anote a receita, ainda dá tempo de fazer no fim de semana.

Bolo fofinho com farinha de aveia e cacau

Com cacau em pó, açúcar mascavo e farinha de aveia, este bolo fofinho vai fazer sucesso na sua casa. Seus amigos vão amar tanto, que vão querer a receita.

Dicas de molhos deliciosos para salada

Confira 6 dicas de molhos deliciosos, que dão um up nas verdinhas e estimulam o consumo com prazer.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Pizza de pão de forma

Que tal festejar o Dia das Crianças com uma deliciosa pizza de pão de forma? Não precisa preparar a massa, fica pronta rapidinho e a garotada pode se divertir no preparo.

Pudim de leite condensado com iogurte

Pudim de leite condensado com iogurte é uma boa pedida para os encontros de final de semana. Confira a receita e experimente.

Frango com molho cítrico e creme de leite

Frango com molho cítrico e creme de leite é fresco e saboroso. Tem tudo a ver com as estações ensolaradas.