Receitas 22 de dezembro de 2015

CATCHUP CASEIRO MUITO SABOROSO

Com esta receita de catchup caseiro, você vai fazer o seu próprio catchup.

Você é apaixonada por catchup? Com esta receita de catchup caseiro, você vai fazer o seu próprio catchup. E o melhor de tudo, ele vai ficar saboroso e muito mais saudável. Anote a receita e experimente!

Você é apaixonada por catchup? Com esta receita de catchup caseiro, você vai fazer o seu próprio catchup. E o melhor de tudo, ele vai ficar saboroso e muito mais saudável. Anote a receita e experimente!

 catchup-caseiro3

INGREDIENTES

Uma cebola grande picadinha

3 dentes de alho picadinhos

2 colheres de sopa de azeite

2 e ½ latas de tomates pelados com o líquido, cortados em cubos (você pode comprar no supermercado, mas nem sempre é fácil encontrar, por isso, vamos ensinar como fazer a seguir)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

Uma pitada de cravo-da-índia em pó

1 colher de chá de gengibre picadinho

1 colher (chá) de semente de erva-doce

COMO FAZER?

Primeiro vamos fazer os tomates pelados, porque você pode não encontrar no supermercado.

Higienize os tomates e com uma faca, corte um x na base de cada tomate. Para fazer a receita é mais ou menos um quilo de tomate.

Pegue uma panela média, coloque metade do volume de água e leve ao fogo alto.

Pegue uma tigela, coloque pedras de gelo e reserve.

Quando a panela com água começar a ferver, coloque os tomates dentro e deixe cozinhar até a pele começar a soltar.

Pegue uma escumadeira, retire os tomates da água fervente e coloque-os na tigela com o gelo. O choque térmico ajuda a pele se desprender mais facilmente. Puxe a pele a partir do x e descarte, faça o mesmo processo em todos os tomates.

Depois corte os tomates em cubos grandes.

AGORA VAMOS À RECEITA DE CATCHUP!

Coloque uma panela antiaderente grande no fogo médio, aqueça um pouco, depois ponha o azeite extravirgem. Acrescente a cebola, dê uma douradinha, depois adicione o alho e refogue. Despeje duas latas e meia de tomate pelado na panela, se fizer em casa, utilize a medida de um copo de 300 ml.

Mexa tudo, deixe ferver um pouco e acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o cravo, o açúcar mascavo, a água, o vinagre de vinho branco, o gengibre e a erva-doce. Mexa e deixe ferver mais um pouquinho, para os sabores ficarem bem incorporados.

Depois bata tudo no liquidificador, se seu liquidificador não for muito potente, vá batendo aos poucos.

Coloque novamente a mistura na panela, em fogo médio, e deixe mais ou menos um minuto, mexendo sempre. Está prontinho!

Escolha alguns vidros de conserva com fechamento hermético, pegue os que tiver em casa e faça uma esterilização.  Coloque o catchup caseiro dentro dos vidros, deixe os vidros abertos, para esfriar a temperatura ambiente. Quando estiverem frios, tampe e conserve na geladeira por até três semanas.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Inspirado na receita: gnt.globo.com/programas/cozinha-pratica/

VEJA TAMBÉM

Rabanada dá sabor especial ao café do Dia dos Pais

A felicidade está nas pequenas coisas do cotidiano, nos gestos de carinho, na troca de olhares, seu pai vai amar o cuidado que você teve em preparar essas gostosuras e o tempo dedicado a tornar tudo ainda mais especial.

Torta de frutas deliciosa e refrescante

Essa torta é de encantar os olhos e fazer suspirar. Ficou com desejo, né? Vem aprender e experimentar.

Inove o cardápio com arroz à parmegiana

Arroz à parmegiana é uma deliciosa surpresa, cada garfada é uma festa de texturas e sabores. É perfeito para o almoço, jantar, encontros de domingo, uma receita versátil, que merece ser compartilhada com os amigos.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Os nichos vão transformar sua cozinha

A cozinha de aço Tarsila tem nichos para todos os gostos. Confira as opções e torne sua cozinha mais convidativa, prontinha para receber os amigos.

Charmosos, versáteis os bancos são curingas na decoração

Os bancos vão muito além do uso para sentar. É só mudar o olhar e experimentar, que eles se transformam.

Delicioso penne de forno cremoso

O macarrão surgiu na China, ganhou fama na Itália e com versatilidade e praticidade conquistou o paladar do brasileiro. Esta receita de penne cremoso de forno é um achado. É criativa e perfeita para os dias que deseja rapidez, e não quer abrir mão do sabor. Experimente e surpreenda-se