Receitas 23 de março de 2018

Bolo molhadinho de brigadeiro

Dissolve na boca e você ainda pode decorar com frutas. Quer um pedaço?

Feriadão tem tudo a ver com família reunida e comida gostosa. Está na dúvida de qual sobremesa fazer? Vá de chocolate! Molhadinho, fofinho, o bolo de brigadeiro é uma pedida apetitosa. Dissolve na boca, e você ainda pode decorar com frutas. Experimente a receita e depois conta para gente o que achou.

Ingredientes para o bolo

4 ovos (separar a clara da gema)
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento para bolo
½ colher de café de bicarbonato
3/4 xícara (chá) de óleo
3/4 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de chocolate em pó ou cacau em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Ingredientes para o recheio e cobertura

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cacau em pó
½ xícara de chocolate granulado para cobertura (opcional)
Frutas para decorar (opcional)

Como fazer?

Preaqueça o forno a 180º.

Unte uma forma, preferencialmente de aro removível, com manteiga e farinha de trigo, e reserve.

Bata as claras em neve e reserve.

Bata as gemas e o açúcar, depois acrescente o óleo e os ¾ de chocolate em pó, já dissolvido na água morna. Adicione a farinha de trigo e bata bem, até ficar uma massa homogênea.

Desligue a batedeira e acrescente as claras batidas em neve, delicadamente para não perder a aeração. Misture, também, delicadamente o fermento em pó e o bicarbonato.

Despeje a massa na forma untada e leve para assar, no forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. O tempo de cozimento vai depender da potência do seu forno, portanto, é importante ficar de olho.

Após o cozimento, retire do forno, deixe esfriar um pouco e corte o bolo ao meio, no sentido horizontal, com uma faca ou linha.

Vamos fazer o recheio e a cobertura!

Coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até ficar com a consistência de brigadeiro mole.

Com metade do creme, recheie o bolo. A outra metade, você usa para cobertura. Se desejar, polvilhe chocolate granulado por cima e decore com frutas. Pode usar morangos, cerejas, mirtilo, amoras, as frutas que desejar, contanto que harmonizem com o sabor do chocolate.

#DicaEsperta Quer deixar o bolo mais molhadinho? Faça uma calda com 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 e 1/2 xícara de água e 1 colher de sopa de açúcar. Leve os ingredientes para ferver em fogo brando. Quando ferver, desligue o fogo e espere esfriar. Depois faça furinhos na massa do bolo assado e regue a calda, com a ajuda de uma colher. Só depois de regar, é que você acrescenta o recheio, tá bom?

#DicaEsperta Em vez de untar a forma com farinha de trigo, você pode untar com cacau em pó. Pode também substituir o chocolate granulado da cobertura, por raspinhas de chocolate meio amargo ou ao leite.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte de inspiração da receita: mdemulher.abril.com.br

VEJA TAMBÉM

Torta bruschetta fácil e deliciosa

Com ingredientes simples, você faz uma receita fantástica!

Cocada cremosa de laranja na panela de pressão

Saborosa e muito fácil de fazer. Anote a receita e experimente!

Maravilhoso peixe com crosta de ervas e legumes

Cansou da receita de peixe de sempre? Esta receita é prática, saborosa e vai fazer sucesso.

Deixe seu comentário

Vem pra nossa rede!

Newsletter

Fique por dentro das novidades

últimas do blog

Como combinar cadeiras diferentes na decoração

Veja como criar uma decoração divertida e original!

Cobogós são modernos, funcionais e muito estilosos

Quase centenário, o cobogó se repaginou e migrou do exterior para o interior das casas. A mistura da nostalgia retrô com materiais contemporâneos agrega sofisticação e textura.