Dicas para organizar sua cozinha

thumb-renovar-a-energia-da-casa4
ANTERIOR Ano novo, com astral da casa renovado

Quem nunca procurou um utensílio e não encontrou na cozinha? De tão escondido, parece que ele ganhou vida própria. Uma cozinha bem organizada não é só mais bonita e convidativa, é também mais funcional. Você não sabe por onde começar e precisa de uma mãozinha para organizar seus armários? Vamos dar duas! Confira dicas espertas, que além de facilitarem a rotina, vão ajudar você ganhar uma coisa preciosa: tempo.

1- O ideal é só deixar nos armários o que vai ser usado no dia a dia, como pratos, louças, utensílios e mantimentos. Para facilitar o manuseio, o que é mais usado deve ficar na altura do rosto, o menos usado nas prateleiras mais altas.

 organizacao-da-cozinha3

Louças mais sofisticadas, pratarias e cristais devem ficar em outro lugar da casa, como em um maleiro ou cristaleira, por exemplo. Mas se não tiver espaço, coloque nas prateleiras mais altas da cozinha.

2- Organize por grupo de alimentos nas prateleiras. Enlatados com enlatados, grãos com grãos. Se tiver caixas coloridas, a divisão fica interessante e melhora a visualização. Coloque cada grupo de alimentos na sua respectiva caixa, pois facilita o acesso, principalmente se seus armários forem altos.

 organizacao-da-cozinha

3- Você ama vasilhas plásticas? Elas são realmente um curinga, mas precisam de um lugar próprio para elas, para não serem cartas fora do baralho e você não encontrar quando precisar. Guarde-as sempre abertas, uma dentro da outra, para que não fiquem com mau cheiro. Coloque as tampas juntas dentro de uma cestinha.

4- Na pia só o essencial: detergente, esponja e escorredor de prato, se não for suspenso. A Itatiaia possui módulos com bancadas, que auxiliam nas tarefas cotidianas e no aproveitamento de espaço. Sanduicheiras, liquidificadores, batedeiras e outros objetos, podem ficar aparentes, sempre ao alcance da mão. Além de organizar, embelezam.

 organizacao-da-cozinha2

5- Separe utensílios da mesma categoria nas gavetas. Faca com faca, garfo com garfo… Isso ajuda muito na hora de procurar! As Cozinhas Itatiaia possuem gavetas com organizador de talheres, sensacional não é? Para tornar a experiência mais agradável, a abertura das gavetas é silenciosa e sem esforço, pois possuem a tecnologia das corrediças telescópicas.

6- Em vez de dobrar os paninhos, guarde em forma de rolinhos, assim economiza espaço. Pode, inclusive, colocar nas gavetas dentro de caixas organizadoras.

 organizacao-da-cozinha4

7- Desapegue do que não tem utilidade!

 Sabe aquela panela sem cabo ou que o teflon foi embora e não faz bem à saúde? Chegou a hora de dizer adeus e abrir espaço para coisas novas. Objetos em bom estado de conservação, que você não usa, merecem um novo lar. Que tal doar para alguém que vai dar utilidade?

 8- E as panelas?

Separe por tipos e tamanhos e coloque as pequenas dentro das maiores, se as panelas forem de teflon, coloque um papel-toalha entre as panelas para não arranhar.

O lugar perfeito para guardá-las é no paneleiro, como o próprio nome diz. Eles têm a vantagem da multifuncionalidade e aproveitamento vertical do espaço. As cozinhas Itatiaia possuem paneleiros com diferentes modulações e também gabinetes, que acomodam panelas de diferentes tamanhos, utensílios e mantimentos. É mais liberdade de escolha, para sua cozinha ficar superorganizada e sua rotina ter mais frescor.

 organizacao-da-cozinha5