Chega de bagunça! Como organizar os armários da sua cozinha

Seta Esquerda
ferias-criancas
ANTERIOR Férias da criançada, segurança redobrada
receita-final-de-semana
PRÓXIMA Receitas para o final de semana
Seta Direita

Você provavelmente já perguntou onde está aquela panela que não encontra em lugar nenhum. A falta de organização pode deixar as atividades na cozinha um pouco confusas. Organizar os armários e utilizar bem os espaços abertos disponíveis pode deixar sua cozinha mais funcional e bem decorada. Confira as nossas dicas e invista no bem-estar da sua casa.

Organização:

A regra básica é dividir os armários e guardar os objetos por grupos. Isso facilita na hora de encontrar os utensílios e deixa a cozinha mais organizada.

1. Prateleira para ingredientes abertos

Separe uma prateleira do seu armário para guardar aquelas latas de mantimentos e as embalagens que foram abertas e não são de geladeira. Depois de abertos coloque os mantimentos, em vidros bem fechados e organize. Vai tornar sua vida mais fácil quando quiser visualizar alguns deles.

2. Utensílios de preparo dos alimentos

Quando houver potes e tigelas com tampa, separe as tampas e as organize em um pote maior. Separe os potes por tamanho, sempre abertos, para evitar que conservem odores dos alimentos.

Os utensílios plásticos utilizados no preparo dos alimentos podem ser guardados em uma prateleira em cima da pia ou em um local próximo da bancada. Assim, você economiza tempo na hora de manipular os alimentos. Objetos plásticos sem tampa, como o espremedor de laranja, peneira e outros, também devem ficar em um local acessível, fácil de ser usado.

As Cozinhas de Aço e Madeira da Itatiaia são modulares, além de você poder escolher a que combina melhor com seu estilo e espaço, são projetadas para proporcionar praticidade para seu dia a dia com prateleiras bem distribuídas.

3. Utensílios que são usados no fogão

Assadeiras, panelas, formas para bolo, peneiras, todos estes utensílios devem ficar agrupados e podem ser colocados um dentro do outro por tamanho.

4. Utensílios que vão à mesa

Para economizar espaço, arrume as travessas colocando as maiores embaixo e diminuindo o tamanho até a última. Para bandejas, o ideal é guardá-las na vertical, pois ocupam menos espaço e é mais fácil para pegá-las.

Empilhe as louças por tipo (rasos, fundos, de sobremesa). Respeite o espaço do seu armário e coloque-os no lugar mais cômodo e ordene por frequência de uso. Enfileire os copos iguais, assim você terá, quando abrir o armário, acesso a todos os tipos, não necessitando se esforçar para pegar um tipo que esteja no fundo.

Aproveite bancadas e tampos de sua cozinha para colocar seus eletrodomésticos, como cafeteira, batedeira e liquidificador. Mais uma vez, ordene por frequência de uso. Aqueles que são menos utilizados podem ficar dentro do armário.  Bem dispostos, os eletrodomésticos darão um ar de modernidade e funcionalidade a sua cozinha.

5. Organize as gavetas

Na primeira gaveta arrume seus talheres separando por garfo, faca, colher de sobremesa, etc. Utensílios maiores, como facas grandes, espumadeira e concha, podem ser organizados fora das gavetas, para ocuparem menos espaços. Existem alguns organizadores que podem ser pendurados na parede. São baratos, deixam a cozinha organizada e bem decorada.

Na próxima gaveta, organize os panos de prato e de mão, sempre bem passados e dobrados. Uma dica importante para manter a higiene: nunca utilize pano de prato para secar as mãos. Os jogos americanos e as toalhas podem ser guardados na última gaveta.

Gostou das dicas? Que tal deixar sua cozinha bem arrumada agora?