Aprenda a preparar o Calzone

Aprenda-a-limpar-seu-fogão
ANTERIOR Aprenda a limpar seu fogão
COLOQUE-COR-EM-SUA-COZINHA
PRÓXIMA Coloque cor em sua cozinha


Prato típico da culinária italiana, o Calzone é muitas vezes comparado a uma pizza recheada. O alimento nasceu nas tradições da cozinha dos mais pobres do Salento, quando com as sobras da massa do pão se formavam meias-luas, que se coziam com pequenos pedaços de queijo e tomate.

Redondo, o disco de massa é dobrado ao meio formando uma meia-lua e pode ser recheado com queijo mussarela, parmesão ou ricota, molho de tomates, verduras ou legumes e carnes processadas como linguiça, presunto ou lombo defumado. Mas você também pode inovar e inventar seu próprio recheio é só usar a criatividade.
Quer aprender a fazer esta delícia da Itália. Veja nossa dica:

Receita de Calzone

Ingredientes

40g de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
2 ovos inteiros ligeiramente misturados
1/2 xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de água morna
1/2 xícara de chá de leite morno
50 g de manteiga sem sal derretida
700 g de farinha de trigo

Modo de preparo

Em um recipiente grande e fundo, misture com colher de pau o fermento com açúcar e o sal. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, a água morna, o leite morno, o óleo e por último a manteiga derretida.  Mexa tudo muito bem e adicione aos poucos, a farinha de trigo.  Trabalhe a massa com as mãos.

Depois que a massa desgrudar das mãos, sovar e deixar descansar por pelo menos 1 hora. Abra a massa no tabuleiro untado com óleo, cobrindo todo o tabuleiro e reúna os recheios. Corte os queijos miúdos, coloque em um recipiente com 1 colher cheia de azeite e 2 pitadas de orégano, depois mexa. Corte miúdo o presunto e a calabresa e coloque o recheio na metade da massa, primeiro os queijos, por cima o presunto, tomate ou outra opção ao seu gosto. Feche o calzone por uma das pontas, envelopando. Finalize o fechamento do calzone, trazendo a parte superior da massa sobre ele. Depois que unir aperte com a ponta dos dedos as laterais da massa, para não escapar o recheio, pincele todo ele e leve ao forno a 200°, por mais ou menos 30 minutos.