Ano novo… Salada nova

Seta Esquerda
ano-pe-direito
ANTERIOR Comece o ano com o pé direito
casa-ordem
PRÓXIMA Casa em ordem traz harmonia para sua vida
Seta Direita

Para a ceia do Ano Novo, aposte em saladas refrescantes, com folhas, frutas e verduras frescas. Desde a tradicional feita com bacalhau à supersticiosa de lentilha, as saladas são uma boa pedida para começar o ano com o pé direito. Preparamos três receitas para você fazer uma ceia nutritiva e deliciosa.

 

Salada Boa Sorte

Lentilha é o ingrediente da sorte, que já conquistou a mesa dos brasileiros na virada do ano. Os mais supersticiosos atribuem a ela o poder de trazer um ano vindouro, com fartura e abundância.

Ingredientes

500 g de lentilha, lavada e escorrida

1 pimentão vermelho, sem sementes e picado

1 cebola pequena, picada

275 g de azeitona verde picada

120 ml de azeite

6 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Cozinhe a lentilha, fervendo até que esteja macia, aproximadamente 15 minutos. Escorra a lentilha e passe-a na água fria. Deixe descansar por alguns minutos para que escorra melhor. Em uma tigela grande, misture vigorosamente o azeite e o suco de limão. Adicione a lentilha, o pimentão vermelho, a cebola e a azeitona verde. Misture bem todos os ingredientes. Leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir para que a salada fique com mais gosto.

Salada União

Todo mundo sabe que bacalhau não pode faltar nas comemorações de fim de ano. Tradição que chegou ao Brasil com os portugueses, além de saudável, o bacalhau representa a união da família e amigos ao redor da mesa.

 

Ingredientes:

 1 kg de bacalhau em postas dessalgadas

2 xícaras (chá) de leite

1 e 1/4 de kg de batata

3 maçãs verdes

1 pimentão amarelo em rodelas

1 pimentão vermelho em rodelas

12 azeitonas sem caroço

4 ovos cozidos

1 cebola pequena rolada

Cheiro-verde picado e azeite a gosto

Modo de preparo

 Coloque o bacalhau de molho no leite por 2 horas, escorra e ferva-o por 50 minutos. Escorra novamente, desfie-o em lascas grandes e reserve. Nessa mesma água cozinhe as batatas em rodelas. Escorra e reserve. Retire o miolo das maçãs e corte-as com a casca em fatias finas. Corte em rodelas os pimentões e dê uma escaldada com água quente para que fiquem crocantes. Corte as azeitonas ao meio e os ovos cozidos em rodelas e reserve. Em uma panela refogue a cebola ralada no azeite e depois salpique com o cheiro-verde. Passe as lascas de bacalhau por esse refogado e reserve. Unte uma travessa grande com azeite e disponha as batatas, o bacalhau, as maçãs, os pimentões, as azeitonas e os ovos. Regue generosamente com azeite e sirva na temperatura ambiente.

Salada Renovação

Renovação e novas experiências é o que muita gente quer para o ano novo. Prepare essa salada e sinta um gostinho de mudança chegando com o novo ano que se aproxima.

Ingredientes

Rúcula

Manga

Muçarela fatiada

Azeite

Sal

Modo de preparo:

O primeiro passo é a higienização da folha. Coloque a rúcula em um recipiente e, para cada litro de água, coloque uma colher de sopa de água sanitária e deixe de molho. Deixe por aproximadamente 20 minutos, depois lave bem a rúcula para tirar qualquer resíduo.

Em uma travessa, colocar as folhas de rúcula com a mussarela em lascas por cima. Em uma frigideira, colocar um pouco de azeite e aquecer os cubos de manga até dourar. Coloque os cubos de manga sobre a rúcula e a mussarela e tempere com sal.

Na preparação da ceia use sua criatividade, fuja do convencional e comece o ano com energia de renovação. Você tem alguma dica ou sugestão? Compartilhe com a gente aqui no blog.